3 - Conceitos sobre inovação

 Hoje a aula será um pouco mais conceitual, começo com uma pergunta simples: vocês sabem a diferença entre descoberta, invenção e inovação ? 



Descoberta - é o resultado de uma atividade científica e tem por objetivo empurrar a fronteira do conhecimento, principalmente relacionado ás ciências humanas, é a descoberta de um fenômeno físico ou químico por meio da observação e pesquisa. Está na natureza e é revelado. Um planeta é descoberto, ou seja, não é nada que criamos.

Invenção – é o resultado de uma atividade tecnológica e tem por objetivo a resolução de um problema prático. Criação de algo novo com aplicação pratica ou técnica. Pode ser produto, serviço, processos. As invenções são comumente protegidas por patentes ou outros mecanismos de proteção de propriedade intelectual, mas não se configuram como inovação.

Inovação – é a melhoria de produtos, serviços ou processos que gera valor e impacto para a empresa, consumidores e sociedade como um todo. Ou seja precisa vir acompanhada de geração de valor. Após inserir no mercado de trabalho, a inovação é acompanhada com o sucesso, aceitação por parte da sociedade e percepção de valor. Inovação é um processo interativo social, inserção mercadológica bem sucedida.


Agora que vocês já sabem a diferença entre esses três conceitos, vamos focar no terceiro: INOVAÇÃO.


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Podemos notar que a inovação pode acontecer em vários contextos, e nas mais variadas dimensões, a seguir vamos listar os tipos de inovações que são mais comuns, que são conhecidos como os 4 "Ps" :

1- Produto (serviço)  mudança no que está sendo ofertado: inovação de produto ou seja se há mudança há novidade no que eu oferto no mercado, é inovação do produto. Mudança no o QUE eu ofereço. Um bom exemplo para inovação de produtos que ocorre frequentemente nos dias de hoje é a inovação dos Smartphones. Onde o lançamento de um novo produto, atribui a ele novas funções ou características que venham chamar atenção dos seus consumidores. 

2 -Processo- se a inovação não está em “o que eu ofereço “mas sim em como eu faço, é uma inovação de processo. Eu ofereço a mesma caneta porém desenvolveu um técnica diferente de produção, de forma que consiga diminuir muito o custo de produção desta caneta. Aperfeiçoei a forma de prestar serviço já existente ganhando mais tempo, ou seja eu não mudei o que foi ofertado, mas como foi feita e entregues ao cliente, isso caracteriza uma inovação de processos. Mudança no COMO eu ofereço.

4-Posição – mudança no contexto em que o produto ou o serviço ele é ofertado. É como se fosse um redirecionamento estratégico do produto sem sofrer grandes mudanças e assim ele é redirecionado para outro público, outro mercado. Ex: gatoraide (isotônico), utilização inicial era como soro para doentes , depois foi mudado para pessoas usarem na academia. Trocando assim o mercado, afim de gerar maior lucro.  Mesmo produto porem público diferente.

5-Paradigma (modelo mental ) – na própria concepção do negócio. Ex o Circo de solei eles mudam a própria maneira de se encarar no espetáculo, tornando difícil sua comparação com demais da mesma área. Mudança da própria maneira de se enxergar de se conceber.


Em geral ao analisarmos um caso da empresa ou escola, há uma tendência de observamos o tipo de inovação predominante, mas não necessariamente será apenas 1 tipo ou produto, ou processo, ou posição ou paradigma, pode ser que tenham combinação de classificação ou até todos eles. Ao analisarmos uma mudança no serviço, é difícil fazermos sem mexer no processo.



Busca    -     seleção -     implementação – captura de valor

 Fase 1 : Busca – busca por oportunidades de inovação. Onde eu posso inovar, de que maneira eu posso inovar, o que eu posso fazer no setor em que eu atuo. Analisa processos oportunidades de melhoria. Vai encontrar mais de uma possibilidade de inovação, pode ter confusão devido a tantas sugestões, não saber por onde começar ou qual caminho seguir.

  • Analisar os processos internos- inovar melhorando o que eu já faço
  • Monitorar o que tem sido feito e estudado pelos colaboradores internos- qual a base de competências da equipe, o que sabem fazer bem.
  • Consultar estudos sobre o mercado, setor de atuação – fundamental, verificar principal tendência para os próximos anos, o que as outras empresas estão fazendo, erros e acertos das outras empresas, analisar o perfil do consumidor e seus concorrentes.
  • Participar de eventos técnicos
  •  Firmar parcerias com centros produtores de conhecimento- devemos lembrar que redes de inovação, não se inova sozinha, precisa de parcerias

Fase 2 :Seleção –ajuda a definir a partir do conjunto de dados, que caminho deve seguir, algumas provocações pode orientar:

  • O que podemos fazer para nos destacarmos e obtivermos vantagens competitivas em relação a outros atores no mercado? Como podemos fazer diferente das outras empresas?
  • Podemos conduzir o projeto escolhido a partir da base de conhecimentos acumulada na empresa? Caso tenhamos que recorrer a conhecimentos como competências complementares externas podemos viabilizar isto? De que forma: a quem precisaríamos recorrer? (as oportunidades identificadas, tem conexão com o que nós fazemos ou que sabemos fazer com nossa base de recurso? a gente da conta com o que já temos?
  • Projeto escolhido esta alinhado com o que já é feito ou possui relação com os nossos objetivos para o futuro? Conexão entre o que pretendemos fazer com os objetivos estratégicos ao longo prazo.
  •  identificar oportunidades.

Fase 3: Implementação – transformar o projetos em realidade. tirar do papel, estabelecimento do cronograma. Criar plano de ação para por em prática .

Como todo o processo de implementação, esta fase exige gerenciamento de esforços, organização de pessoas que participarão do projeto, estabelecimento de um cronograma detalhado, levantamento de recursos, definição de formas de acompanhamento e monitoramento sistemático de todo o desenvolvimento do trabalho.

Contudo há um desafio adicional, estamos falando de um projeto de inovação. Não estamos simplesmente replicando algo já existente, estamos diante de algo novo aumentando assim o grau de incerteza do projeto. É difícil saber se funcionará ou não.

Fase 4 : Captura de valor –  quando completamos o processo.

  1. obteve sucesso , imersão no mercado, fins lucrativos:
  2. melhoria de processos – se o foco é um projeto intraempreendedor ( propondo uma melhoria no setor que já atuo), o que se reflete na melhor execução de tarefas e aumento da percepção de valor por parte dos atores envolvidos. ( algo para melhorar o processo de aprendizagem , o que os próprios professores dizem sobre o melhoramento, feedback):
  3. transformação de uma realidade. Se estamos falando de uma inovação social.



De onde vem as oportunidades de inovação, onde podemos buscar essas fontes, relacionada a fase 1 do processos de inovação (BUSCA). São várias as opções listaremos aqui as principais : 


  • Pesquisa- é a mais explorada, PeD (pesquisa e desenvolvimento), PDI (pesquisa, desenvolvimento e inovação ) empreendedorismo acadêmico, tem setores dedicados para buscar novos produtos, serviços e metodologias,  função do setor é obter novas oportunidades e desdobrar em inovações. Boa estratégia de se aproximar dessa fonte de inovação é através de parcerias com universidades, centros produtores de conhecimentos.

  •  Usuários como inovadores, quando as oportunidades de inovação são identificados pelos próprios clientes, pessoas que tem um determinado problema, não encontram soluções disponíveis no mercado e então criam suas próprias soluções. Um exemplo clássico dessa fonte de inovação são as caminhonetes (estilo pick -up), sua origem ocorreu  nas propriedades rurais, que demandavam um carro com maior espaço para transportar itens. Os próprios usuários adaptaram os carros, retirando bancos, soldando peças . Depois tal modelo foi adotado pela indústria automobilística. 

  •  Usuários extremos- alguns ambientes por questões de segurança, desempenho tecnológico, entre outros fatores são considerados extremos. Por exemplo a fórmula 1, segmento aeroespacial e o próprio mercado de aviação civil. Produtos e serviços que atendam a estes segmentos provavelmente terão espaço  no mercado geral. Hoje em dia o sistema de freio ABS se faz presente em todos os carros. Porém foi desenvolvido para resolver um problema específico: frear um avião em condições adversas.

  • Observar os outros - olhar o que esta funcionando bem numa empresa afim de evitar retrabalho e desperdício de recursos. É observar o que as outras organizações estão fazendo pode ser uma excelente estratégia para obtenção de ideias. Um exemplo é a engenharia reversa ( por ex, desmontar um equipamento para ver como este funciona por dentro).

  • Inovação recombinante, pegar elementos que já existe em outros contextos , um exemplo seria pegar tecnologias já existentes e combinarem com as tecnologias próprias gerando um novo produto. Um exemplo é o tênis Reebok com amortecedor, sua ideia foi inspirada me equipamentos para paramédicos e para salas de cirurgia, que visam reduzir o impacto nos ossos durante o atendimento de pacientes. Os desenvolvedores levaram essa lógica para a indústria de calçados.


Aqui fechamos nossa aula que abrangeu alguns conceitos sobre Inovação. Fiquem ligadinhos na próxima semana pois explicarei as regras do trabalho de conclusão do bimestre. 

Comentários

  1. Realmente inovar é o caminho para alcançarmos os nossos objetivos como empreendedores. Precisamos estar sempre à frente das tendências e abertos as novas possibilidades. Parabéns pelo blog e que ele se torne um espaço de produção de conhecimento por meio da inovação.

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  2. Own minha amiga, muito obrigads peko feedback 😉

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