5 - Curiosidades!

 


Abaixo vocês verão algumas curiosidades sobre o tema abordado na disciplina:





Esses carros grandes e famosos pelo seu amplo espaço, foram inventados pelos próprios usuários de carros. Pessoas que trabalhavam na área rural começaram a passar por dificuldades para carregar grandes quantidades de insumos, equipamentos e produtos, pois seus carros não comportavam tais coisas. Eis que os próprios funcionários pegaram seus carros e adaptaram através de solda, abaixando seus bancos e fazendo pequenas modificações, tornando aqueles carros tradicionais em carros funcionais. Depois de algum tempo tal modelo foi adotado pelas empresas automobilísticas que viram um potencial no novo produto e resolveram investir no modelo. 




Sim, a inovação surge a partir das boas ideias, mas elas NÃO acontecem num momento de lampejo, o fenômeno Eureka. Segundo Louis Pasteur, o acaso favorece a mente bem preparada. Então nada de ficar sentado esperando as ideias surgiram como um passe de mágica.  A inovação acontece como consequência do entendimento de um problema com o cruzamento do seu repertório. Quanto mais profundo você for nesses dois quesitos, melhores ideias terá.




No final do século 19, chamou a atenção do jovem pesquisador médico Vital Brazil, o número de mortos por picadas de cobra na cidade de São Paulo. Alguns anos antes ele antedera agricultores da cidade de Botucatu, que frequentemente eram picados por animais peçonhentos, especialmente cobras. Naquela época, o único antídoto que existia era o soro contra picadas de naja, que Vital notou não ter eficácia alguma contra o veneno de cobras brasileiras. 
Juntamente com o médico Adolfo Cruz, Vital Brazil começou a trabalhar no desenvolvimento de soros antiofídicos. Com o progresso das pesquisas, o governo federal fez um acordo de doação da fazenda Butantan ao médico e pesquisador, onde ele fundaria oficialmente em 1901, o instituto de mesmo nome. No instituto Vital descobriu especificidade dos soros contra o veneno de cobras, ou seja, para cada espécie de serpente era preciso um antídoto específico. Ele também criou um soro universal para ser utilizado quando a origem da peçonhenta for desconhecida. Vital assim que recebeu a patente do soro antiofídico assinou o termo de sua doação ao governo brasileiro, que até hoje produz e distribui gratuitamente o antídoto para toda a população do país. Logo o tão famoso soro que salva milhares de vida todo ano foi inventado e se tornado uma inovação brasileira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3 - Conceitos sobre inovação